segunda-feira, 16 de março de 2009

TEMA DA SEMANA 16/03/2009

O QUE NOS FAZ SERMOS HUMANOS?
Será a nossa capacidade de tentar tornar nossos sonhos realidade? Ou a nossa capacidade de amar?

Com base no texto seguinte, adaptado do Caderno Mais!, da Folha de São Paulo, de 15/03/2009, pág. 9 e em suas experiências de vida, desenvolva o tema proposto.

“A ficção científica, quando bem feita, tem o poder de nos remeter a uma reflexão sobre a condição humana; o que somos, como vivemos, por que existimos.

No filme "Inteligência Artificial", de Steven Spielberg , a grande revolução que ocorre na indústria robótica se dá quando o cientista-gênio (William Hurt no papel do Prof. Hobby), consegue programar o amor no robô-menino: com uma combinação de sete palavras, como num encanto mágico ou cabalístico, o robô passa a amar a sua mãe completa e totalmente. À parte os seus circuitos internos, ele passa a agir e sentir como um ser humano.

Além da busca do robô por sua humanidade, o filme questiona o outro lado da equação: será que nós estamos prontos para amar máquinas?
Apesar de estarmos longe de criar máquinas inteligentes e, mais ainda, máquinas capazes de amar, podemos refletir sobre essas possibilidades. Podemos não. Devemos. O casamento da genética com a cibernética vai mudar o mundo. Com o passar das décadas, seremos cada vez menos carne e osso. Mas não por isso menos humanos.” (Marcelo Gleiser, “Robôs apaixonados”)

Nenhum comentário: