segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SUGESTÕES DE LEITURA

SUGESTÕES DE LEITURA

Títulos sugeridos por alunos do Craprevestilar

1. O segredo
2. Dom Casmurro
3. Série Crepúsculo (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer)
4. Violetas na janela
5. Os templários
6. O caçador de pipas
7. Código da Vinci
8. Série Harry Potter
9. Fortaleza digital
10. O retrato de Dorian Gray
11. Utopia
12. A dama das camélias
13. Madame Bovary
14. O mundo de Sofia
15. Marley e eu
16. A arte da guerra

(Sugestões de livros, extraídas de depoimentos sobre leitura, escritos por alunos do Craprevestibular, durante as aulas de Redação da Professora Aparecida Donizetti Paes, no mês de fevereiro de 2009. Os livros foram os mais citados pelos estudantes em seus textos, não como leitura escolarizada, mas como leitura pessoal, prazerosa.)

Um comentário:

Magan disse...

Olá,

Bem, eu tenho uma visão diferente sobre as provas de vestibulares. Tenho esse conceito de leitura e interpretação, de forma mais voltada aos exames como o ENEM, mas num vestibular, muitas vezes pecam num padrão pra correção. Ao meu critério, considero que o empenho estudantil atualmente é mais voltado ao mercado de trabalho em suma. É simples ver que a maioria dos jovens recorre a um curso na faculdade da qual tem um retorno financeiro.

E é claro e evidente que o ensino é sim, totalmente voltado ao mercado de trabalho. Isso debilita muito, em ambas as partes. Porque o cursinho se tornou uma instituição de copiadores, o CRA é um dos únicos que valorizam e mastigam o conhecimento ao ponto de valorizar o entendimento ao invés de forçar o conhecimento e fórmulas garganta abaixo.

O que quero dizer é que, muitas vezes a vocação fica barrada, quem realmente tem o dom pra exercer uma profissão fica aos grilhões dessa conchave seletiva. Que nesse ínterim, é até prejudicial, pois o aluno vai tentar, tentar e tentar e no final das contas vai passar porque ele decorou a matéria inteira. Ou seja, não impede os alunos de entrarem na faculdade, é pior que isso, eles somente atrasam milhões de vidas, é o inevitável.

Os lucros permeiam uma essência maior do que a necessidade de uma boa estrutura. Chega a ser ultrajante a falta de caráter e de personalidade que acometem e açoitam a psique juvenil, é até mesmo preocupante não preparar questões fundamentais como opinião desde cedo.

Pois afirmo bem. O que aprendi na escola, esta contida nas faculdades de intrigas e de um achismo barato em questões de efeito moral. É só olhar qual o assunto que impera nas rodinhas de amigos e se tem as aspirações mais baratas que o próprio salário...

Outra coisa, um exemplo prático de solução está no Japão, lá pelo menos, eles sabem do que um individuo é capaz, na quinta série (claro que lá a ordem de ensino é diferente, mas é uma equiparação ao ensino e cultura brasileira) as escolas fazem uma bateria de testes que testam todo o conhecimento didático de um aluno e visam no que ele é propenso a avanço.

Por exemplo, eu tenho talento em desenhos, indústrias lá como de gibis, arquitetura, desing e engenharia me fariam propostas das quais tivesse interesse... Agora imagine, com 19 anos, eu já seria um ph.D! E, além disso, no mercado, os empregados fazem festas e recebem elogios, claro que eles rendem muito mais que a gente, pois eles tem disciplina, foram educados em necessidades, no útil e ao agradável.

Dos livros, já li Dom Casmurro, Crepúsculo (lido e por isso posso criticar), Templários, Caçador de Pipas, Código Da Vinci, Harry Potter, Fortaleza Digital, Utopia (E pensar que as pessoas ainda acham que Utopia é sinônimo de fantasia), Mundo de Sofia e A arte da guerra( quando nos exércitos as estratégias faziam diferença).

Lucas Augustus.